quarta-feira, 24 de maio de 2017

Após o projeto do scratch criamos um app para celular que calcula o torque.


Basta digitar os valores conhecidos e depois "0" na opção desejada para calcula-la.
O app calcula todas as variáveis com exceção do angulo.
segue o link para download:


domingo, 26 de março de 2017

Projeto Finalizado!

Nosso projeto sobre ROTAÇÃO está finalizado e pronto para ser testado por você!




Aproveite!

sábado, 25 de março de 2017

Estamos na reta final, mais alguns retoques e o projeto estará pronto. Estamos contando com uma participação especial...

o link deste projeto estará disponível neste domingo dia 26/03/17

sábado, 18 de março de 2017

 esta postagem é para mostrar o progresso até o momento


                       aguardem. os novos posts vêm sempre que incrementarmos nosso projeto

quarta-feira, 15 de março de 2017

 Algo importante de mencionar é a forma com que fizemos para que os atores interajam entre si. Seria mais fácil se tivesse um bloco que "quando clicar neste ator, tal ator fará tal coisa", mas a alternativa que utilizamos foi criar uma variável "continuar". quando clicar na seta aumenta "continuar" em 1 e todos os atores que possuem interação com "continuar = 1" fará alguma coisa, e assim por diante.




                     aguardem. os novos posts vêm sempre que incrementarmos nosso projeto.

sexta-feira, 10 de março de 2017

 Nesta primeira postagem quero apresentar o básico. Estamos elaborando um projeto sobre rotação no scratch, e no momento estamos desenvolvimento a parte entre o inicio e o meio onde apenas explicamos sobre a rotação. O objetivo do projeto é explicar o movimento de rotação de uma forma simples e interativa com uma interface agradável e pouco poluída.



aguardem. os novos posts vêm sempre que incrementarmos nosso projeto.

quarta-feira, 8 de março de 2017


  O movimento de rotação é um movimento muito comum no nosso dia a dia. A Terra, por exemplo, está em constante rotação em torno de um eixo imaginário.

  O que caracteriza o movimento em geral é a variação do vetor de posição. Dizemos assim que houve movimento se o vetor de posição r passou para outro vetor de posição r', isto é,



Nós dizemos que o movimento é de rotação pura se a direção e o sentido do vetor posição mudam, ou seja, se apenas o módulo do vetor permanece constante. Portanto, numa rotação pura:



  Podemos expressar o deslocamento devido à rotação como função do vetor posição r. Para isso, introduzimos o vetor deslocamento angular. O vetor deslocamento angular é definido (como todo vetor) a partir do seu módulo, direção e sentido.

Direção


A direção do vetor deslocamento angular é dada pelo eixo de rotação.

Sentido


O sentido é dado pela regra da mão direita. Com a mão direita leve r para a novo posição O polegar indica o sentido:


Módulo


O módulo é igual à variação  Δθ (ângulo de rotação).